quarta-feira, 1 de abril de 2009

1º de abril


Hoje é o dia da mentira. Do jeito que a coisa anda o dia de hoje está mais para marcar uma data trivial durante todo ano - como o dia internacional da mulher - do que para brincadeiras e pegadinhas.

No senado federal, dia 1º de abril virou brincadeira de criança. Todo dia, lá, alguém aparece com uma surpresa. Não gosto de falar de política, religião e futebol. Gostos, cores e amores, cada um tem o seu. Mas tenho minhas opiniões. Amanhã começa a reunião do G-20, em Londres. O encontro das 20 nações mais importantes do mundo (quem criou esse ranking?). Irão discutir soluções para a crise econômica global. Mas espera aí! Por que cargas d’água os governos têm que resolver problemas capitalistas? Mais uma mentira essa história do capitalismo. Quando tudo está bom os ‘mercados’ acusam os governos de se intrometerem e frearem o desenvolvimento econômico. Governo tem que governar, e deixar o mercado se autoregular. Balela. No primeiro sinal de crise as empresas recorrem a quem? Exatamente meu amigo. Aos governos. Bilhões, trilhões, de dólares do meu e do seu dinheiro são dados, isso mesmo, não é empréstimo, é doação, às empresas para evitar o colapso econômico. Aí o governo serve? Mas, lembremos, hoje pode.

Continuando no nosso colóquio sobre a falsidade geral, a seleção brasileira joga hoje. Aqui em Porto Alegre. Tudo é festa. Crise. Aonde? Espera-se um massacre brasileiro em cima dos pobres peruanos. Para Dunga e Cia será a redenção, a afirmação de que a seleção brasileira está no rumo certo. Mentira. Nunca vi um time tão sem esquema de jogo como esse. O Brasil continua dependendo das suas individualidades (leia-se Kaká) para obter a tão sonhada classificação para a copa do mundo. Mas hoje pode ganhar e golear. É 1º de abril. Não esqueçamos. Deixemos a seleção aplicar uma mentirinha. Hoje pode.

Falando em Peru, está acontecendo o julgamento do réu e advogado de defesa, o ex-presidente do Peru, Sr. Alberto Fujimori, acusado de crimes e matanças por aí afora. Fujimori é acusado de tortura e mortes na sua política antiterrorista. Ele alega inocência. “A história me absolverá”, diz. Mas hoje pode.

Pelo jeito a única coisa que não está para 1º de abril é o planeta. Previsão de frio outonal e seco (levem agasalho) para o jogo de logo mais. Estava na hora. Já estamos no outono desde 20 de março. Parecia mais verão. Com direito a praia e tudo. Pelo menos o clima não está para mentirinhas e brincadeiras. Resolveu colocar um pouco de verdade no 1º de abril. Cansou de nos ludibriar com frio intenso em dezembro e calor torrencial em março. Mas hoje pode. Pode até falar a verdade. Hoje é 1º de abril.

Nenhum comentário: